Cultura e clima organizacional – Como essa combinação impacta o seu negócio?

Cultura e clima organizacional – Como essa combinação impacta o seu negócio?

A cultura e clima organizacional impactam diretamente nas estratégias de gestão de pessoas. Uma vez que estão relacionadas com o pensamento, os hábitos comportamentais e o próprio perfil das equipes. Podemos dizer também que esses conceitos refletem no desempenho do negócio.

Neste artigo, entenderemos a diferença entre cultura e clima organizacional. Falaremos ainda sobre os seus efeitos sobre a empresa e como melhorá-las. Acompanhe os próximos tópicos!

Entenda o conceito de cultura e clima organizacional

Parece a mesma coisa, mas não é. Na verdade, a cultura e o clima organizacional são áreas diferentes e complementares. Como assim? Vamos explicar. A cultura é o reflexo dos valores, regras, missão, propósito e ideais de uma empresa.

Devido a essa abrangência, a cultura é chamada de DNA da organização. Podemos percebê-la, por exemplo, no comportamento dos colaboradores, qualidade e estilo das tarefas e na linguagem da marca no marketing digital.

Por outro lado, o clima organizacional é a “atmosfera” vivenciada pelos profissionais internos. Sendo assim, engloba as sensações positivas ou negativas, bem como a experiência de trabalho oferecida pela empresa.

E como a cultura e o clima se conectam? Na prática, o clima é o resultado da cultura organizacional implementada na empresa.

Assim, quando a cultura promove, por exemplo, o espírito colaborativo, a tendência é que o clima interno seja de parceria entre os colaboradores.

De que forma eles impactam o negócio?

Tanto a cultura quanto o clima interno são essenciais para a sobrevivência de uma empresa. Isso acontece porque ambos os conceitos possuem efeitos poderosos no modo como os profissionais exercem suas funções e encaram o negócio. Nesse recorte, destacamos as três áreas mais impactadas por essas práticas:

1. Aumenta o engajamento da equipe

No livro “Engajamento do colaborador 2.0”, escrito por Kevin Kruse, o engajamento é definido com o compromisso emocional que um colaborador tem com a empresa e seus objetivos. Então, ser feliz e satisfeito no trabalho não significa ser engajado – mas o contrário é verdadeiro.

Afinal, uma cultura e clima altamente engajador tem a capacidade de elevar o compromisso dos times com a organização e, portanto, aumentar a felicidade e a satisfação com a empresa.    

2. Mais produtividade

Os sentimentos citados no tópico anterior: engajamento, felicidade e satisfação, são os pilares da produtividade. A razão é simples: os profissionais produzem mais quando estão realizados com a empresa, suas estratégias e o trabalho que realizam.

Novamente, temos a cultura e clima organizacional como impulsionadores desse cenário positivo e, mais especificamente, do desempenho dos times. Um dos resultados da elevação da produtividade é o fortalecimento do negócio no mercado em que atua.

3. Ambiente saudável

De acordo com uma pesquisa feita pela McKinsey & Company, as empresas saudáveis (que investem no bem-estar dos colaboradores) são três vezes mais lucrativas do que as menos saudáveis.

Para ter uma boa gestão da qualidade de vida dos profissionais, é imprescindível focar na cultura e no clima organizacional, ou seja, não há como melhorar uma sem fazer o mesmo pela outra.

Visando um ambiente mais saudável, algumas empresas adotam uma cultura flexível e um clima interno voltado para boas práticas de convivência.

Dicas para melhorar a cultura e clima organizacional

A melhoria da cultura e do clima interno deve ser embasada nas seguintes práticas:

  • Comunicação – estimular a interação ativa entre líderes e colaboradores, bem como implantar tecnologias que facilitam as conversas;
  • Transparência – evitar a cultura do sigilo de informações que não são confidenciais. Por exemplo, o que os profissionais precisam fazer para serem promovidos;
  • Liderança – ensinar aos líderes a importância de ouvir, respeitar e usar de empatia no contato com as equipes;
  • Gamificação – inserção de jogos nos treinamentos para elevar a motivação e a retenção dos ensinamentos;
  • Diversidade e inclusão – abrir oportunidades para profissionais de diferentes raças, gêneros e classes sociais, gerando um sentimento de representatividade e segurança nos times.

Essas ações precisam de planejamento e estudo para que sejam alinhadas com as necessidades dos colaboradores. O efeito será uma cultura e clima organizacional moldado ao perfil da equipe. Dessa forma, sem dúvidas, a empresa impulsionará o engajamento dos profissionais.

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